15.3.09

AVISO


No passado dia três do mês de Março, por incúria minha e com grande pesar e ranger de dentes, deixei um maço de folhas A4 manuscritas no Intercidades Lisboa-Porto ao descer de forma claramente precipitada na estação de Estarreja. Essas folhas A4 continham um manuscrito único de um romance por mim escrito e destinado a ser publicado em breve por uma grande editora nacional. Dirijo-me desta forma a quem o possa ter encontrado e tomado posse do mesmo.

1. Deixe-me começar por lhe pedir desculpa pela péssima caligrafia que desgraçadamente me acompanha desde os tempos da escola primária. Como terá notado, tenho por hábito fazer os “P” minúsculos muito semelhantes aos “F”, é um defeito que me atormenta e para o qual não encontro solução. Todavia se tiver a gentileza de observar atentamente a parte inferior de ambas as letras, notará que a maior espessura da linha é claramente identificativa da letra “F”.

2. Peço-lhe também que me escuse a ligeireza, ou porque não dizê-lo, o desleixo com que algumas personagens menores foram caracterizadas. Tenho por método o ir aprimorando de forma iterativa estas personagens até me dar finalmente por contente com o resultado, o que nitidamente não tinha ainda sucedido.

3. Finalmente gostaria de lhe dizer, embora naturalmente já tenha reparado, que falta ao manuscrito o último capítulo. Imagino-o decepcionado e pleno de frustração por assim se ver privado da chave de leitura capaz de dar sentido à narrativa e de elucidar o mistério construído ao longo das trezentas e doze páginas. Sinto-me na obrigação de lhe confidenciar que na realidade o Fagundes é o pai desaparecido da Mariana, que o Terêncio se escondeu todo o tempo na casa dos Pimental e que o anel estava desde o terceiro capítulo dissimulado no espanta-espíritos da Teresinha.

Atenciosamente,

O Autor

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Add to Technorati Favorites Free counter and web stats