8.2.09

Do caderno de Cide Hamete Benengeli

Cansado do caminho, da vida e de certos deveres da ficção, Dom Quixote descansava um dia à sombra de um sobreiro. À sua frente, tinha pintada com cores vivas e simples a figura de um Sancho que dormia com a enorme barriga a sair das calças abertas. O seu ventre inchava sempre que adormecia, como para conter os sonhos que no caso de Sancho habitavam outras geografias.
Dom Quixote levantou-se a custo e subiu dolorosamente até ao cimo do monte. Daí conseguia ver com clareza os moinhos de Dom Pablo e da viúva Castañeda. Que tristes eram os moinhos de Dom Pablo e da viúva Castañeda. Moinhos, montes, sobreiros e Sancho, tudo lhe parecia vazio e desnecessário como o que não estava escrito. Como um velho demente que atravessasse a vida sem se inventar uma outra.
Então Dom Quixote inspirou fundo, depois fechou os olhos para dentro e ensaiou mais uma vez o monólogo do exército de gigantes.

3 comentários:

  1. Oi Nuno! Ainda não tinha podido ver o teu blog com atenção, mas lá se abriu uma nesga no tempo e cá vim. Parabéns! Gosto muito dos teus minis.
    Espero que esteja tudo bem contigo. Beijitos e também obrigada pelo links.
    Lígia

    ResponderEliminar
  2. 'Como um velho demente que atravessasse a vida sem se inventar uma outra'.
    Só esta frase já vale o que foi dito!
    E pensar que a maioria assim acha que vive!

    ResponderEliminar

 
Add to Technorati Favorites Free counter and web stats